Marcos, em seu evangelho, menciona que Jesus fora crucificado na hora terceira (Nove horas da manhã), conforme o tempo judeu "Então, o crucificaram e repartiram entre si as vestes dele, lançando-lhes sorte, para ver o que levaria cada um. Era a hora terceira quando o crucificaram." (Mc 15:24,25) e no Evangelho de João nos informa que na hora sexta (ao meio dia) Jesus estava ainda em julgamento "Ouvindo, pois, Pilatos esse dito, levou Jesus para fora e assentou-se no tribunal, no lugar chamado Litóstrotos, e em hebraico o nome é Gabatá. E era a preparação da Páscoa e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei." (Jo 19:13,14).
Isso faria com que a Sua crucificação teria ocorrido mais tarde do que narrou Marcos em seu Evangelho.
Então qual dos Evagelhos estaria especificando corretamente o horário da crucificação?
Contudo, Aqui não há nenhuma contradição, pois devemos ter em mente a possibilidade de haver dois tipos de medição do tempo. E certamente os dois escritores fizeram uso diferenciado dos mesmos.
Isso faria com que a Sua crucificação teria ocorrido mais tarde do que narrou Marcos em seu Evangelho.
Então qual dos Evagelhos estaria especificando corretamente o horário da crucificação?
Contudo, Aqui não há nenhuma contradição, pois devemos ter em mente a possibilidade de haver dois tipos de medição do tempo. E certamente os dois escritores fizeram uso diferenciado dos mesmos.
O tempo romano era calculado de meia-noite à meia-noite, do mesmo modo como contamos atualmente. O período de 24 horas judaico portanto começava às 6 horas da tarde e estendia-se às 6 horas da manhã, quando reiniciava outro período.
Assim, quando Marcos afirma que Cristo fora crucificado na terceira hora, esse horário corresponde às 9 horas da manhã do nosso tempo (período judaico). E quando João relata que o julgamento de Cristo foi por volta da hora sexta (período romano), esse horário equivale às 6 da manhã.
Não há nenhuma contradição entre os evangelistas. A diversidade de métodos e de estilo apenas acentua a liberdade que os escritores sagrados tinham em relatar a verdade que viram.
Assim, quando Marcos afirma que Cristo fora crucificado na terceira hora, esse horário corresponde às 9 horas da manhã do nosso tempo (período judaico). E quando João relata que o julgamento de Cristo foi por volta da hora sexta (período romano), esse horário equivale às 6 da manhã.
Não há nenhuma contradição entre os evangelistas. A diversidade de métodos e de estilo apenas acentua a liberdade que os escritores sagrados tinham em relatar a verdade que viram.
Os dois evangelistas estão corretos em suas afirmações, João segue o sistema de tempo romano, ao passo que Marcos segue o sistema judaico.
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